Jacquemus na Chanel? Entenda
A marca francesa já pode ter escolhido o sucesso de Karl Lagerfeld.
Bom dia!
O grande assunto da moda essa semana não foi o início da New York Fashion Week mas sim as novas especulações sobre quem será o novo diretor criativo da Chanel, simplesmente o emprego mais desejado e disputado da indústria em décadas.
Depois de meses de espera, tudo indica que a Chanel está prestes a decidir quem vai assumir o desejado posto de diretor criativo da marca francesa. Pelo menos, é o que a jornalista Lauren Sherman indicou em sua mais recente newsletter para a Puck News. Desde junho deste ano, a cadeira de direção artística da Chanel está vaga devido à saída repentina de Virginie Viard. Hedi Slimane, Gabriella Hearst e até Jeremy Scott foram alguns dos nomes aventados para a vaga, segundo várias fontes.
Mas de acordo com Lauren, o nome forte para a posição é Simon Porte Jacquemus. O jovem estilista francês parece ser o favorito de Bruno Pavlovsky, diretor de moda da Chanel. Fontes da jornalista indicam que ele já apresentou suas ideias para Pavlovsky e outros diretores. Agora, ele se prepara para uma apresentação ao proprietário Alain Wertheimer, em Londres, na primeira semana de setembro. Para isso, Jacquemus contratou uma equipe de oito pessoas para trabalhar no projeto.
Ao longo dos anos, Jacquemus afirmou que tinha pouco interesse em trabalhar para outra marca e queria focar em construir a sua própria. Mesmo declarando interesse em continuar focado em sua marca, a perspectiva de liderar a Chanel é tentadora e comparável ao legado de Lagerfeld, que gerenciava várias marcas simultaneamente. No entanto, a Chanel é diferente. Sob o comando de Lagerfeld, a marca revolucionou o mercado de luxo, transformando desfiles em grandes eventos de cultura pop e fez desses cases oportunidades para vender fragrâncias, maquiagens e acessórios. Assim como Karl, Jacquemus também sabe criar desfiles memoráveis, mesmo com orçamentos limitados, o que o torna um candidato atraente.
Caso Jacquemus assuma a direção criativa da Chanel, sua própria marca poderá continuar existindo. Ele construiu um nome forte, e, possivelmente, os Wertheimer poderiam até apoiá-lo financeiramente em seus projetos paralelos. Afinal, como não lembrar de Karl Lagerfeld desenhando para sua marca homônima enquanto criava diversas coleções para Chanel, Fendi e Chloé?! Esse é um feito que poucos conseguem fazer, mas talvez Jacquemus também seja capaz.
Apesar disso, o processo de escolha do novo diretor criativo é complexo e estratégico. Outras opções, como Thom Browne e Pieter Mulier, ainda estão na corrida. A Chanel, conhecida por seu planejamento a longo prazo, está determinada a escolher a pessoa certa para durar décadas na direção da marca, mesmo que isso signifique prolongar a decisão. A busca por alguém que possa manter a essência da marca, ao mesmo tempo em que traga novos ares, é um desafio que requer paciência e visão.
Texto: Gabriel Fusari, Editor-chefe: Augusto Mariotti
Mas vamos falar de New York Fashion Week
O calendário oficial para o Verão 2025 teve seu start ontem, mas na quarta-feira, off calendário a descolada Proenza Schouler mostrou uma coleção com influências navy e listras em todos os sentidos, enquanto Ralph Lauren, um dos mais importantes nomes da moda norteamericana mostrou mais uma vez por que é o rei da estética Old Money com um desfile nos Hamptons.
Até a próxima quarta-feira ainda desfilam Tommy Hilfiger, Luar, LaQuan Smith, a brasileira PatBO entre outros. Veja a agenda de desfiles aqui.
Guia FFW do final de semana
O final de semana chegou a com ela nosso #GuiaFFW de programas para fazer em São Paulo vem recheado de ótimas dicas. De um show no cinema a um festival dedicado a música brasileira que completa 10 anos. Clique aqui e descubra as possibilidades do que fazer em nosso guia FFW.
O que mais está rolando na cidade que deveríamos saber?
Ótimo final de semana e nos vemos na próxima newsletter, na segunda-feira às 8h!
Uma última coisa
Você está gostando de nossas newsletters? Encaminhe para um amigo; eles podem se inscrever aqui mesmo.
E como sempre, queremos saber o que você pensa. Recentemente alteramos o formato desta newsletter. Alguma pergunta, comentário ou ideia? Somos todos ouvidos. Especificamente: se houver um tópico que você deseja que expliquemos ou uma história sobre a qual você esteja curioso para saber mais, nos informe apenas respondendo a este e-mail.
Siga o FFW no Instagram e no TikTok
Assine nosso canal no WhatsApp
Visite nosso site
Coloque sua marca aqui nessa newsletter e seja visto por muitos interessados. Escreva para contato@ffw.com.br