It-bag: há tempo (e dinheiro) para novos clássicos?
Mesmo com lançamentos aos montes e inúmeros modelos ofertados, diferentes gerações possuem o mesmo desejo quando o assunto é bolsa.
Nas últimas semanas, quando já estava com essa pauta em mente, perguntei para diferentes amigos: "na sua opinião qual foi a última bolsa que alcançou o posto de it-bag?" e a resposta invariavelmente era a shopping bag da Telfar Clemens que virou febre, objeto de desejo e ícone da democratização de um acessório que é símbolo de status e poder – indo parar até na letra de “Summer Renaissance” da Beyoncé. Afinal, para ser "it" é preciso uma dose de onipresença, estando em celebridades, editoriais e, claro, mais recentemente, nas redes sociais.
Mas sejamos sinceros, para além do modelo de Telfar, qual outra ocupou esse lugar nos últimos tempos? A da Coperni flertou, mas ficou limitada a uma bolha. Para Fiorella Mattheis, nome por trás do second hand Gringa, com quem conversei sobre o tema: "a Basket Bag da Loewe, a bolsa de ráfia é um dos itens mais cobiçados pelas amantes de moda". A criação de um clássico leva tempo mas as perguntas que ficam são: estamos dando tempo ao tempo para realmente novos clássicos se confirmem ou estamos recorrendo aos modelos mais tradicionais como uma resposta a todo esse imediatismo de lançamentos? Estamos saturados de novidades?
Em rápidas pesquisas nota-se que, sejam millennials, sejam Gen Zs, o desejo pela bolsa do sonho converge para as mais emblemáticas, inclua aí a Baguette da Fendi, Classic Double Flap da Chanel e, claro, a Birkin da Hermés que parece estar a passos largos se comparada a qualquer modelo que ouse a se aventurar como concorrente.
Obviamente as marcas sabem disso, a Chanel tem aumentado o valor das suas bolsas seguidamente. A estratégia da exclusividade gerou uma receita de 17 bilhões ano passado, que deve provavelmente ser superada esse ano. Na Dior, o time criativo se debruça em novas padronagens e cores das clássicas Lady Dior e Sanddle – ícones dos anos 1990 e 2000, respectivamente.
A própria Le Cagole viveu seus dias de glória recentemente, mas devemos lembrar que é uma prima próxima da consagrada Motorcycle lançada por Ghesquière na Balenciaga, em 2001. Inclusive, o diretor criativo foi um dos responsáveis por fazer com que todas as marcas corressem para lançar seus modelos e terem um item como carro-chefe, ao menos. Fórmula que foi perdendo a força já nos primeiros anos da década seguinte.
No mercado brasileiro, a Nine da Misci invariavelmente aparece. Segundo seu criador, Airon Martin, ela vende o dobro da segunda colocada, a Bambolê: “A Nine mudou a história da Misci. Entrou no guarda-roupa de uma mulher que não usava bolsa nacional. Hoje as bolsas representam 30% do meu faturamento”. Ainda curioso de quais modelos a brasileira mais deseja, questionei Fiorella que destacou algo que já esperávamos: "A Speedy e Neverfull da Louis Vuitton, a Soho Disco bag da Gucci, a Goyardine ST Louis da Goyard, a Loulou Bag e a Kate da Saint Laurent, a Baguette da Fendi e a Saddle da Dior. Esses modelos chegam na Gringa e não param, na maior parte das vezes são vendidos em pré-vendas e temos lista de espera por eles".
A impressão que fica é que a experimentação perde cada vez mais espaço e o instagramável já não se basta. Não resta tempo para arriscar na bolsa, ainda mais quando 7 dígitos estão envolvidos.
A história da calça capri, que promete ser o hit do verão
Se há algo que podemos cravar sobre a moda, é que ela é cíclica: o que foi adorado há algumas décadas e caiu em desuso, muito provavelmente vai voltar como a trend da vez novamente -e cada vez em ciclos mais curtos. A queridinha da vez é a calça capri – aquela que termina entre o joelho e o tornozelo.
Insider apresenta collab com Glória Coelho
A Insider traz um novo nível de expressão criativa e estética em sua collab com a estilista Glória Coelho: uma coleção ageless, com formas statement do outerwear traduzidas em parkas, camisas como jacket, vestidos que podem funcionar como túnica ou veste, top em gola alta e calça ampla de alfaiataria.
Em pleno 2023 existe espaço para dividir estilo em apenas bom gosto ou mal gosto?
O perfil Subway Sessions se tornou trending topic na rede ao lado, quando um dos conteúdos de sua criadora, Kristina Avakyan, viralizaram. Logo, um clipe de apenas 34 segundos em que ela fazia “fit check” alcançou mais de 1.5 milhões de visualizações.
Lenny Niemeyer lança coleção inspirada em cidades brasileiras
Abraçando memórias afetivas que têm em três cidades do Brasil, a estilista Lenny Niemeyer percorre o país para criar sua nova coleção nomeada ‘’Destinos’’. A aposta para a próxima temporada de verão são estampas exclusivas dos Carrés (feitas a partir de 4 lenços pintados à mão), a Burle, além de quimonos sem manga em seda e linho e uma alfaiataria repleta de releituras.
Gucci e Instituto Inhotim apresentam festa anual de fundraising
Em colaboração com o Instituto Inhotim, a Gucci apresenta pela segunda vez o evento anual de fundraising Anoitecer Inhotim, celebrando o apoio da marca às artes e seu compromisso com a cultura. A iniciativa contará com uma instauração (termo criado por Tunga que significa a ativação da instalação por um processo performático, dinâmico e temporal) da renomada coreógrafa Lia Rodrigues, em uma das mais icônicas galerias do museu, a True Rouge.
Carol Bassi lança nova coleção cápsula de Inverno 23
Com o fim do inverno no próximo mês, Carol Bassi, marca da empresária e estilista Anna Carolina Bassi, apresenta um drop de transição com modelagens vintage e românticas ideais para sobreposições. A marca conta com materiais como crepe, tricoline de algodão, linho, sarja e lã em cortes de alfaiataria e tricô, além de estampas florais que realçam o DNA da marca.
Dod Alfaiataria se une com Tencel e Canatiba Textil em nova collab
Tendo peças desenvolvidas para serem compostáveis e biodegradáveis, a Dod Alfaiataria reforça sua pegada de conscientização ambiental ao lançar sua mais nova collab com a produtora de fibras Tencel e a Canatiba Textil. Os itens são todos sem gênero: calça em veludo cotelê, jaqueta jeans, bermuda e mais duas opções de calça.
Pége lança sua segunda coleção de roupas
Após lançar sua primeira coleção de roupas no fim do ano passado, a Pége de Patrícia Giufrida dá continuidade com lançamento de novas peças. A começar pelo set de top e saia envelope plissados em versão monocromática e também estampada – o print origina-se de uma foto da designer ampliada e aplicada, com resultado que revela o flerte da marca com cores mais vibrantes.